Por que optar pelo uso de cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis?

Atualizado: 9 de ago. de 2021



Sabia que autocuidado também pode ser optar pelo uso de cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis?


É chocante a quantidade de tóxicas que nosso corpo interage, não apenas através de alimentos industrializados ou medicamento (que merecem uma atenção), mas também através dos cosméticos que utilizamos. Com o avanço da indústria de síntese, boa parte dos ingrediente dos cosméticos deixaram de ser buscados na natureza para serem produzidos em laboratórios. Muitos desses ingredientes são tóxicos a nossa saúde, gerando diversos efeitos adversos. E o que não for absorvido por nosso organismo, vai ralo abaixo, contaminando rios, lagos e mares. Ter consciência do problema é um grande passo em busca da solução.


A produção de cosméticos convencionais contem diversas substancias que poluem durante toda a cadeia de produção ate o descarte. Agora imagina só esse impacto acontecendo todos os dias, por milhares de pessoas? Como se não bastasse, sabia que quase todos os cosméticos vendidos em farmácias e supermercados passam por testes em animais?

Esses testes são realizados em laboratoriais em animais vivos: cachorros, gatos, ratos, macacos, coelhos, etc. Os experimentos são feitos sem anestesia, provocando morte; quando isso não acontece, o animal é executado mesmo assim.

Nosso convite é que você possamos nos olhar com carinho e verdade e nos questionar: o que nos alimentamos, o que bebemos, o que ouvimos, o que falamos, o que sentimos, o que fazemos.. é sustentável? Contribui positivamente para esse grande organismo vivo que vivemos, chamado Terra? Como estamos cultivando essa relação?


Respire fundo e pare um momento para refletir sobre esses questionamentos. Sem julgamentos, nosso propósito não é apontar o dedo a ninguém mas instigar a reflexão, reconhecendo que somos seres em evoluções e somos perfeitamente imperfeitos. Vivemos em tempos difíceis onde o preço das coisas estão nas alturas, então aqui nosso intuito é faça o que é possível e está ao seu alcance hoje.


Se observe e questione:


Pelo que a sua escolha é influenciada? O que o seu consumo alimenta?

O que consumimos é um dos atos políticos mais importantes e faz toda a diferença. Vivemos em tempos de transformação e as mudanças se fazem necessárias, nos convidando a sair de nossa zona de conforto.

Você esta pronte para ser protagonista da mudança?

Ao longo dessa jornada, aprofundando estudos, percepções e pesquisas foi se tornando claro o potencial medicinal das plantas. Nós sentimos de não limitar elas como um recurso natural, mas seres aliados ao nosso processo de cura. E a origem delas importa muito nesse processo. A escolha consciente da procedência das matérias primas, ou seja, como foi cultivada, manejada e extraído seus princípios ativos, é onde esta o diferencial. Para toda relação saudável, é necessário respeito e reciprocidade. Por isso toda a matéria prima passa por uma pesquisa rigorosa sobre sua procedência para honrar os princípios éticos e agroecológicos que tanto valorizamos.


Muitos são os benefícios que utilizar cosméticos naturais proporcionam a nossas vidas. Acreditamos que o maior deles seja trazer matérias primas naturais e biocompatíveis com nosso corpo, auxiliando em diversos processos emocionais, físicos e vibracionais sem causar impactos negativos ao meio ambiente. Alquimias que vem da terra, elaboradas com matérias primas vegetais, resinas naturais, hidrolatos orgânicos, extratos botânicos e enriquecidos com óleos essenciais puros para promover saúde com respeito pela vida na terra e pureza das águas. Um cuidado integral, acreditando que só será saudável de verdade se também for sustentável. A cosmética natural é um caminho para reencontrar a beleza no que é nosso, no que é natural.



Como a Vegalótus expressa esses valores?


Na Vegalótus há um processo na escolha da matéria prima e saber a sua origem é essencial. É necessário estudo e pesquisa antes para saber se os nossos fornecedores compartilham dos nossos valores éticos e agroecológicos. A escolha das matérias primas é um pilar importante na produção responsável.


Acreditamos em investir na mudança, cultivando micro(r) evoluções diárias onde o que consumimos importa e faz a diferença. Nos percebemos em constante processo de evolução, e por isso buscamos alcançar o máximo possível dos nossos objetivos como marca.


E é com muita alegria hoje que apresentamos um dos nossos fornecedores a vocês: a Amazon Oil. Uma empresa que oferece produtos 100% puros e naturais, extraído por prensagem a frio, onde não são adicionados conservantes, aditivos ou qualquer outra substância química. Oferecem insumos de espécies silvestres que crescem naturalmente na floresta amazônica, extraídos de forma sustentável sem o uso de pesticidas e fertilizantes.


"A valorização e o manejo sustentável da floresta amazônica por nossos parceiros fortalecem a economia local e contribuem decisivamente para a preservação da floresta em pé" (Amazon Oil).


Aos poucos estamos no processo de substituir espécies exóticas de nossas formulações por espécies nativas, percebendo a riqueza da biodiversidade que nosso país oferece para cuidar com todo carinho do nosso corpo&alma. Como uma marca pequena, com produção independente e artesanal, temos certas limitações e não conseguimos fazer isso 100% das vezes. A sustentabilidade financeira também é um ponto muito importante e queremos trazer cosméticos que sejam acessíveis e com preços justos. Honramos pela transparência de nossas matérias primas e buscamos cada vez mais fornecedores que compartilhem nossos valores para oferecer cosméticos sustentáveis e saudáveis a vocês! Agradecemos a todes que confiam na Vegalótus e apoiam a marca, para tornar isso cada vez mais um sonho possível.



Hoje gostaríamos de apresentar para vocês 3 produtos que

trabalhamos com insumos da Amazon Oil:


<Óleo vegetal de Maracujá>



Originário da América tropical, cresce feliz nesse clima quente e úmido. E é de comer ou de passar? Os dois! Uma fruta amplamente conhecida, com sabor deliciosa, aromática e azedinha. Das sementes, é extraído por prensagem a frio um óleo vegetal que se destaca pela alta concentração de ômega-6 na forma de ácido linolêico (até 70%), que proporciona a reposição de ácidos graxos essenciais, além de diminuir a perda transepidérmica de água promovendo a proteção da pele.


Possui flavonóides em sua composição quimica, conhecidos por apresentarem propriedade sebo-reguladoras, além de ácido ascórbico(vitamina C), betacaroteno, cálcio, fósforo e potássio. Regulariza a secreção sebácea, sem, entretanto desengordurá-la profundamente, uma vez que isso desencadeia o efeito rebote, com aumento da produção de gordura.


Obtém alta capacidade em regular as atividades das glândulas sebáceas (bioflavonóides), ajudando em reduzir os níveis elevados de pele oleosa. É um forte aliado no combate a flacidez da pele. Devido a propriedades antioxidantes evita o envelhecimento precoce das células. Os flavonóides tais como passiflorina e maracujina contribuem para um efeito calmante sobre a pele.


O óleo de maracujá cuida do couro cabeludo e cabelo para incentivar o crescimento saudável do cabelo, aumento da vitalidade e contribui para o volume e leveza do mesmo. Indicado para cabelos oleosos possui propriedades revitalizantes.


Para acessar o Óleo Vegetal de Maracujá em nossa loja, clique aqui.



<Creme Hidratante>



Pensado para nutrir mais profundamente nossa pele, auxiliando à protegê-la das temperaturas mais frias, promovendo maciez e vitalidade.


Sua formulação foi pensada com todo amor, trazendo matérias primas de fonte agroecológica, de extrativismo sustentável e com plantas nativas para cuidar da saúde da sua pele, cuidando da natureza.

Sua formulação contempla: Hidrolato de Araça, hidrolato de guamirim, água, cera de coco, manteiga de bacuri*, óleo de castanha do pará*, óleo essencial de lavanda francesa, vitamina E e nipaguard.


*Manteiga de Bacuri: Uma manteiga extraída das sementes do fruto típico da região amazônica, sendo rica em sais minerais (Magnésio, Zinco e Cálcio) e vitaminas D2, E e K. O alto valor do ácido graxo palmitoléico (5%), em comparação com outros óleos que não possuem mais que 0,5 a 1,5 %, qualifica o óleo do bacuri como um emoliente fantástico podendo também ser utilizado como umectante. Com alto potencial anti-inflamatório, muito indicada para reduzir erupções cutâneas, manchas e cicatrizes. Nutre profundamente a pele com alta taxa de absorção, estimulando naturalmente a produção de colágeno, com propriedades bactericidas e fungicidas.

*Óleo de castanha do Pará: É considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda transepidermal de água, além disso, o óleo possui componentes importantes para repor a barreira lipídica da pele, minimizando o ressecamento e a desidratação.


Para acessar o Creme Hidratante em nossa loja, clique aqui.

Para saber mais sobre o Creme Hidratante, clique aqui.




<Shampoo Sólido Nutrir>



Com aroma floral, vem trazer uma sensação de paz e calma para nosso banho. Nutre profundamente, trazendo maciez e brilho aos fios.


Shampoo Nutrir e Revitalizar feito com tensoativo SCI, tensoativo cocoamidopropril betaina, extrato de jaborandi, extrato de aloe vera, manteiga de murumuru*, óleo de abacate, óleo essencial de ylang ylang, óleo essencial de funcho doce,óleo essencial de lavanda francesa e nipaguard.


*Manteiga de Murumuru: A manteiga de murumuru, ou manteiga de semente de murumuru, é um produto originário da região amazônica brasileira – mais especificamente, da palmeira Astrocaryum murumuru, nativa da vegetação da floresta amazônica. Extraída por prensagem das sementes da palmeira, é uma gordura in natura, rica em ácido láurico, ácido mirístico, ácido oleico, ácido palmítico, ácido linoleico e é rica em ácidos graxos vitamina A. Como o murumuru penetra nas camadas profundas da pele, ele é capaz de repará-la e fornecer os nutrientes necessários e proteção contra os danos provocados pelos radicais livres e as manchas de sol. Os ácidos graxos essenciais presentes na manteiga também ajudam a melhorar a textura da pele, retendo a umidade e formando uma camada protetora. Possui propriedades emolientes, antimicrobianas e anti-inflamatórias.


Para acessar o Shampoo Sólido Nutrir em nossa loja, clique aqui.




A Vegalótus nasce com propósito de cultivar autocuidado através de praticas sustentáveis e saudáveis. A marca contempla a produção independente de cosméticos naturais com propriedades medicinais e terapêuticas, cuidando do corpo&alma.


A beleza de verdade vem de dentro e o meio ambiente não precisa sofrer nesse processo. Estar bem tem muito a ver com beleza e saúde. Essa mudança pode e deve ser gradual, sendo um convite para uma nova forma de se relacionar com a beleza e a tua natureza.

VEM COM A GENTE!


Cuide de você cuidando da natureza.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo