932570294937911 Voce já utiliza sabonetes naturais no seu dia a dia?
top of page

Voce já utiliza sabonetes naturais no seu dia a dia?



Saboaria natural, a arte de fazer sabonetes que cuidam da nossa saúde e do meio ambiente.


O que ninguém conta é que os sabonetes convencionais que encontramos no mercado não são exatamente sabonetes, mas um tipo de “detergente sintético”. Feito majoritariamente a partir de sebo animal, onde a preciosa glicerina é retirada por ser um subproduto com maior valor comercial à indústria, sendo vendida para uso cosmético, alimentício, químico ou farmacêutico. A glicerina é um componente químico muito importante que possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratante e higroscópicas que contribuem para absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez. O que resta então é uma massa sem a parte hidratante onde ainda se acrescenta fragrâncias e corantes sintéticos, além de conservantes como os parabenos e tensoativos como lauril éter sulfato de sódio.


Esse sabonete promoverá uma limpeza intensa, removendo a proteção em demasia da pele, deixando-a suscetível a bactérias e micróbios, podendo gerar coceira, alergias, descamações, dermatite... Utilizar esse tipo de sabonete pode até parecer barato em um primeiro momento, mas percebemos uma problemática escondida por trás, se manifestando de curto a longo prazo, onde vem o gasto com cremes, dermatologista, impacto ambiental..


Será mesmo que deveríamos passar esse tipo de cosmético em nossa pele, maior órgão do corpo?


A saboaria natural vem como uma alternativa ecológica e saudável, com formulações a base de manteigas e óleos vegetais saponificados com hidrolatos, extratos botânicos, argilas e óleos essenciais. Na Vegalótus, trabalhamos com o método a quente e o método a frio, onde produzimos do zero nossos sabonetes através da reação de saponificação. Saponifica.. o que? A reação de saponificação nada mais é do que uma reação química entre gordura e uma solução alcalina.


Gordura(triglicerídeos) + base alcalina forte +água > sabão + glicerina


Essa base alcalina por muitos anos foi feita a partir de cinzas, acompanhando o ser humano e trazendo melhores condições de higiene para o convivo em coletivo. Ao longo do tempo, foi se utilizando outra base alcalina forte mais concentrada conhecida como soda caustica, ou hidróxido de sódio. Mas então o sabonete natural tem soda? Ela é um reagente importante no feitio, mas não faz parte do nosso produto final. Ela é calculada para apenas reagir, sendo consumida e transformada junto a água, os óleos e manteigas vegetais. O método com cinzas, com a base alcalina sendo a decuada, é utilizado até hoje, produzindo um sabonete de altíssima qualidade também. Na Vegalótus utilizamos hoje como reagente a soda caustica, trabalhando com sobregordura, tempo de cura e cálculos feitos a partir de muito estudo e pesquisa. Dizemos hoje, pois a técnica através das cinzas também desperta nossa curiosidade e já estamos no estudo sobre como produzir esses sabonetes. Ainda em fase de aprendizado, mas quem sabe o dia de amanhã? Seguimos sempre aprimorando e testando como trazer cosméticos natural que resgates os saberes ancestrais aliado a saberes científicos para oferecer cosméticos do bem, que além de cuidar do nosso corpo&alma carregam a história de povos e a sabedorias das plantas.


Voltando para os benefícios dos sabonetes naturais, outro ponto muito importante, é que no produto final a glicerina permanece, sendo ainda acrescentado diferentes ativos para cuidar com todo carinho da nossa pele trazendo propriedades das plantas medicinais e aromáticas. Se a reação foi bem feita, bem calculada, no final a soda cáustica(hidróxido de sódio) desaparece. O sabonete formado limpa a pele, enquanto a glicerina a mantém hidratada. A gordura utiliza é vegetal, sendo uma mistura de manteigas vegetais e óleos nobre como óleo de babaçu, óleo de coco licuri, óleo de oliva, óleo de castanha, óleo de rícino, manteiga de bacuri, óleo de dendê, manteiga de cupuaçu... as possibilidades são infinitas.


Não utilizamos nenhuma matéria prima de origem animal, acreditando que eles não são ingredientes em nenhum tipo de formulação.


Em nossas formulações, são contempladas apenas gorduras de origem vegetal, sendo uma grande diferença entre o sabonete convencional e natural o cuidado da escolha de cada ingrediente e sua origem. Além disso, trabalhamos com um percentual de sobregordura, trazendo além da glicerina, uma dose extra de manteigas e óleos vegetais que nutrem a pele, trazendo limpeza gentil e eficiente.


Priorizamos matérias primas de origem agroecológica, que ao serem cultivadas também promovam a regeneração da Terra, sendo de altíssima qualidade para realmente ser benéfico a nossa pele, deixando ela macia e sedosa, e ao meio ambiente.


Gostamos de cultivar a saboaria criativa, trazendo diferentes formulações em pequenos lotes que combinam diversas plantas para vivenciarmos a biodiversidade em nosso dia a dia. As cores são naturais, pois na natureza encontramos uma diversidade de corantes como pó de ervas (açafrão, cacau, microesferas de buriti, por exemplo), argilas, micas, tinturas e até polpas. Polpas? Isso mesmo, polpas como polpa de butiá, de açaí e abacate podem entrar para trazer suas cores ao sabonete e abrem a oportunidade de vivenciar de diferentes formas as espécies nativas, valorizando a flora brasileira. As diferentes combinações de manteigas e óleos vegetais também influenciam na coloração, como a manteiga de bacuri trazendo um sabonete mais marronzinho como o nosso de Bacuri&Calendula, tem coisa mais linda? Esses ingredientes não trazem apenas cor, como também muitas vitaminas e nutrientes para a pele.


E os aromas? Ah.. os aromas dos sabonetes naturais! Naturalmente eles já ficam cheirosos pelos óleos e manteigas saponificados. Podemos utilizar também óleos essenciais, hidrolatos e extratos botânicos para potencializar. Muito além de um cherinho gostoso, temos um aroma que promove bem estar físico e psicológico.


Além disso, são biodegradáveis, algo muito importante a um cosmético de arraste que literalmente vai ralo a baixo depois do uso, honrando a pureza das águas.


Percebem a beleza da saboaria natural e artesanal que produz um cosmético que não causara problemas a nossa saúde e não poluirá o meio ambiente?


A saboaria natural e artesanal se tornou uma paixão por aqui, adoramos criar novas variedades com diferentes texturas, aromas e cores! E você? Já utiliza sabonetes naturais?


*Não é acrescido nenhum conservante, corante ou essência sintética nos sabonetes naturais e artesanais ( em tudo que consumimos, sempre ler os ingredientes!).



Cuidando da sua pele, cuidando da natureza!

8 visualizações0 comentário
bottom of page