Sinergia Alegria&Leveza




Olá rede de amor e autocuidado!


Hoje senti de preparar uma receita diferente para compartilhar com vocês inspirado no óleo de castanha do brasil presente em nosso Creme Hidratante edição outono. Para nos trazer alegria e leveza, revigorando nosso corpo&alma, meu convite é preparar uma sinergia, unindo a potência dos óleos vegetais e óleos essenciais.


Os óleos vegetais são excelentes veículos para se dispersar os óleos essenciais, permitindo preparar formulações com concentrações gentis que tragam os benefícios terapêuticos e medicinais dos óleos essenciais. Além disso, os óleos vegetais são verdadeiros alimentos para a pele, trazendo vitaminas e antioxidantes que nutrem a pele. Uma observação importante: óleos vegetais não entopem os poros! Os óleos vegetais são biocompatível com nossa pele diferente dos óleos com derivados de petróleo que geram esse efeito (entupir poros), então pode ficar tranquila para usar os óleos vegetais. Deixo aqui uma dica de sempre se certificar da composição do óleo vegetal que comprar, garantindo que ele seja 100% puro.


A medicina ayurvédica traz a sabedoria que a massagem com óleos vegetais é uma prática que vem tratar e curar diversos desequilíbrios na vida do ser humano, atenuando estresse, promovendo vitalidade e nutrindo os tecidos. Segundo o Ayurveda, as dores são causadas por acúmulos de energia que acabam por obstruir o fluxo energético do corpo. Quando se faz a massagem, o calor gerado faz o este fluxo mover-se, aliviando a tensão e diminuindo a dor. Essa ciência é uma inspiração para nós e nosso intuito é compartilhar um pouco sobre os benefícios da oleação para lhe inspirar a inserir essa prática em seu dia a dia. Para cada constituição é recomendado um tipo de óleo, temperatura adequada e sinergia. Aqui desejamos apenas atentar para os benefícios da automassagem com óleos vegetais visando desintoxicar o nosso corpo e oferecer um momento de nutrição.


A automassagem é um tratamento caseiro que pode compor um conjunto de técnicas como fricção, amassamento e diversos tipos de manobras. Seus benefícios são diversos para nosso corpo:

  • Promovem um momento de relaxamento onde oferecemos um acolhimento e carinho ao nosso corpo;

  • Auxiliam na redução de estresse e ansiedade;

  • Libera as tensões que se acumulam em nosso corpo que vão nos enrijecendo e gerando dores;

  • Ativa e melhora nossa circulação sanguinea;

  • Auxilia na desintoxicação do corpo, eliminando os fluidos retidos;

  • Revigora nossa pele, melhorando também sua aparência.


Antes de começar, sempre bom lembrar que na Aromaterapia um aprendizado muito sábio é de que menos é mais. Em uma gotinha de óleo essencial podem ter centenas de componentes químicos, são substâncias complexas que carregam consigo muito mais do que apenas propriedades, mas a alma da planta e sua sabedoria. Já dizia o médico e físico Paracelso que a di