932570294937911
top of page

Será que Repelente Natural funciona mesmo?



A Vegalótus segue o compromisso de descomplicar os rituais de autocuidado e propor alternativas saudáveis e sustentáveis DE VERDADE para o seu dia a dia. E hoje, viemos falar sobre o uso de repelentes!


Com as temperaturas quentes, percebemos um aumento da incidência de mosquitos mas por que optar por repelentes naturais?


Sabemos que os repelentes convencionais são cheios de componentes tóxicos. ISSO É UM FATO (muitos estudos e pesquisas comprovam). Segundo a ANVISA, o principal compostos presente em repelentes e inseticidas é o DEET (N,N-dietil-meta-toluamida e N,N-dietil-3-metilbenzamida, respectivamente), se utilizado em altas concentrações, pode ser toxico e trazer danos à saúde associados à indução neuronal. A absorção desses compostos tóxicos pode causar complicações como dermatite de contato, insuficiência renal, hepatite, urticária e comprometimento do sistema nervoso central. E em crianças, esse risco aumenta e MUITO!


Apesar de já existirem estudos e pesquisas que trazem as contra-indicações desse composto, ele ainda está muito presente nas formulações convencionais de repelentes. E por que isso? Por sua EFICÁCIA. Mas a que custo? Da nossa saúde? Não mesmo.


O que fazer então quando temos alergia a picada de insetos, por exemplo? Ou quando aquele mosquito chato fica zunindo em nosso ouvido? Ou então quando se corre o risco de pegar doenças quando o mosquito é um vetor? Além de estratégias de barreira física (como tela de mosquito, por exemplo), é indicado usar repelente sim. E já existe diferentes opções de repelentes naturais e é claro que a Vegalótus tem uma formulação especial para vocês. Nos comprometemos em trazer alterativas NATURAIS com formulações eficientes inspirada em insumos de origem vegetal e mineral que sejam seguros para o uso e supram nossas necessidades. Unimos qualidade, eficiência e sustentabilidade em uma formulação para vocês. Feita artesanalmente a partir de muitos estudos e pesquisas para selecionar os melhores ativos com ação repelente para vocês.


Em época de crescimento de estatísticas de dengue, doença de mosca, dentre outras viroses, recorrer a uma opção de repelente natural, além de inteligente, é muito mais SAUDÁVEL. Nosso Repelente natural possui um blend de plantas medicinais para manter você protegida aonde for! E sabe o que isso significa? Além de deixar você protegida, as plantas medicinais possuem ação terapêutica, trazendo ação calmante da pele (auxiliando para amenizar picadas já existentes) e um aroma revigorante delicioso que acolhe e equilibra.


Outro ponto forte do nosso repelente natural é sua EMBALAGEM. Temos uma grande preocupação com as embalagens utilizadas em nossos cosméticos para estarem coerentes entre o que acreditamos e como agimos. Por isso, nosso repelente natural vem em embalagem de vidro âmbar com uma válvula de spray para facilitar a aplicação. Sim, a válvula ainda é de plástico, no entanto, já conseguimos trabalhar na redução desse material e fomentar o uso de logística reversa, sendo todos os nossos vidrinhos RETORNÁVEIS. O caminho da sustentabilidade se trata exatamente sobre isso: encontrar o equilíbrio viável das coisas. E fazer nosso melhor possível, já é suficiente não é mesmo? Sempre aprendendo e buscando alternativas para um mundo mais consciente e sustentável.


Durante o verão e o ano inteiro, é tudo que precisamos não é mesmo? Garanta o seu e se mantenha protegido com insumos de qualidade que cuidam da sua saúde e do meio ambiente.

Vamos proteger nossa casa e família dos insetos e dos produtos tóxicos? Alternativas naturais e seguras para se proteger dos insetos e fugir das substâncias tóxicas você encontra por aqui!


Vamos conhecer mais a composição do nosso maravilhoso Repelente natural rico em ativos?


O diferencial do nosso repelente natural deve-se à sua composição com os seguintes ingredientes:


Óleo vegetal de andiroba (Carapas guianensis)



Claro que não poderia faltar essa espécie nativa na composição do nosso repelente! Seu maior e mais tradicional uso é como repelente de insetos e no tratamento de coceiras e picadas causadas por estes, devido a suas propriedades cicatrizantes. A potência de trabalhar com um ativo natural é sua multifuncionalidade pelos diversos componentes químicos presentes em sua composição que nos oferecem uma diversidade de propriedades terapêuticas e medicinais. O óleo vegetal de andiroba é extraído dos frutos dessa árvore majestosa, encontrada no Brasil, principalmente em toda a bacia Amazônica, tanto em florestas de terra firma como em florestas temporariamente alagadas, ao longo dos rios e riachos e próximo aos manguezais. Uma árvore que pode chegar a 30m de altura, com madeira maciça, folhas longas e frutos arredondados. Seu óleo vegetal extraído por prensagem a frio chega até nós através da fornecedora Amazon Oil, sendo de origem agroecológica ou extrativismo sustentável para trazer a potência da floresta aos nossos dias. Uma sabedoria antiga já muito utilizada pelos povos indígenas e que está ganhando fama dentro da cosmética natural por suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, cicatrizantes, inseticida e outros diversos benefícios. Além de um excelente ativo natural para repelir os insetos, auxilia também no processo inflamatório que pode ser gerado por picadas, aliviando a coceira e a lesão. Por essa propriedade, também é um ativo natural essencial em nossa Pomada de Arnica e Erva Baleeira para contusões e dores em geral.


Veja mais sobre esse cosmético essencial em nossa farmácia caseira aqui.. Aproveita e já adiciona junto ao seu próximo pedido essa dupla incrível no cuidado da saúde de forma integrativa: https://www.vegalotus.com/product-page/pomada-arnica-erva-baleeira



Extrato Cravo (Syzygium aromaticum)




Responsável pelo aroma característico do nosso repelente natural, o extrato de cravo é essencial nessa formulação também. Trabalhamos com uma sinergia de ativos com propriedades repelentes que se potencializam, trazendo mais qualidade e eficiência ao nosso cosmético. Percebemos sua ampla utilização através de relatos históricos ao longo, acompanhando o homem desde o inicio dos tempos oferecendo bem estar, saúde e proteção. Muito antes da industrialização e essa onda de sintéticos, já existiam as plantas medicinais que supriam nossas necessidades. É um resgate desses saberes como também a busca por um estilo de vida mais NATURAL, que ofereça mais saúde e sustentabilidade aos nossos dias.


O cravo é um especiaria que está presente em muitas cozinhas com seu aroma e sabor únicos. E você sabia que é o botão de uma árvore?

" A palavra “cravo” deriva do latim “clavus“, que significa “prego”. Encontrado na forma inteira, moído, em pó e no formato de óleo essencial, o cravo é muito versátil, podendo ser usado como tempero, ingrediente de bolos e biscoitos; bebidas e até mesmo como remédio natural devido às suas propriedades antissépticas." (Ecycle)


O cravo possui propriedade antioxidante, antifúngica, antiviral, antimicrobiana, antisséptica, anestésica e anti-inflamatória. No ambiente, atua como tônico e fortificante do sistema imunológico, podendo ser associado a outros óleos essenciais, inclusive o maravilhoso citronela. Na área emocional, tem efeito excitante e afrodisíaco. Aplicado puro, fortalece o emocional das pessoas, agindo como revigorante e tônico.



Óleo essencial de Citronela (Cymbopogon nardus)



Quem não conhece esse ativo natural amplamente conhecido por sua propriedade repelente de insetos? Isso se deve à presença de componentes químicos como o citronelal, eugenol, geramiol e limoneno. Sim! Temos componentes químicos em cosméticos naturais, pois a química é inerente a vida. A diferença é que são naturais e não sintéticos, refletindo em seu mecanismo de ação e suas influências em nosso organismo.


Para compartilhar com vocês sobre isso, segue um trecho da Dica Saudável que a nossa fundadora Natália preparou para a Boaformula:


"Esse óleo essencial que é um grande aliado como repelente de inseto (não apenas mosquitos, mas baratas, carrapatos e pulgas), mas não se resume apenas a esse benefício, tendo diversas propriedades medicinais e terapêuticos que podemos usufruir para promoção de bem estar e saúde em nosso dia a dia.


Os óleos essenciais são substancias químicas voláteis complexas, que atuam no campo físico, emocional e vibracional. No campo emocional, o óleo essencial de citronela tem efeito esclarecedor e revitalizante sobre a mente, o que pode ajudar a aliviar sensações de depressão. É um tônico geral e possui efeito estimulante, revitalizando e restaurando a energia, auxiliando em momentos de fadiga e cansaço. É relaxante e auxilia com insônia e ansiedade pois traz sensação de calma e serenidade.


No campo físico, além de ser um excelente repelente, é antisséptico, anti-inflamatório e suavizante. Segundo pesquisas, o óleo de citronela tem propriedades antifúngicas que merecem destaque. Ele é muito bom para doenças causadas por fungos como micoses de pele e há estudos que auxilia com candidíase, por exemplo. Seu uso se estende também a agricultura, onde através de pesquisas comprovou-se sua eficácia contra esporos Botrytis cinérea, responsável pelo que chamam de “podridão cinzenta” que ataca diversos tipos de frutas no final do seu amadurecimento. Além disso, o óleo de citronela tem efeito bactericida sendo um aliado para cicatrização de feridas, mantendo limpa e estimulando a regeneração. Com propriedades anti-inflamatórias, é indicado seu uso em sabonetes e séruns para peles acneicas e oleosas. Comprovou-se ser 100% eficaz no controle da bactéria Ralstonia solanacearum que gera perdas em mudas de bananeiras, morangos, batatas e outras plantas. No uso veterinário, se mostrou eficiente para livrar os cães e gatos das pulgas.


No campo vibracional vem limpar as energias densas e negativas, protegendo nosso campo. Auxilia com confusão mental e proporciona uma limpeza nos pensamentos. Ativa o 3 e o 6 chakras."


Essa matéria esta bem completa com uma revisão bibliografica sobre o óleo essencial de citronela. Para quem deseja se aprofundar mais, segue o link de acesso para conferir todo o conteúdo preparado para o blog:




Dentre esses ingredientes, outras maravilhas compões nosso Repelente Natural. Aproveita e encomenda o seu aqui: https://www.vegalotus.com/product-page/repelente-natural-100ml



A própria natureza fornece uma variedade de compostos orgânicos que são poderosos contra mosquitos, moscas, formigas, baratas e outros insetos. Por que não se beneficiar disso? Agora me diz, esse texto respondeu nosso questionamento? Se o repelente natural funciona ou não, já não é questão de opinião, mas de estudos e pesquisas que comprovam a eficácia dos ativos utilizados na formulação com essa finalidade!!


__________________________________________________________________________________


Estudo referencia da UFRJ: https://conexao.ufrj.br/2011/03/uso-indiscriminado-de-repelentes-traz-riscos-a-saude/

Material fornecedor Amazon Oil

Material complementar Ecycle


Comentários


bottom of page