932570294937911 Rotina de Cuidado Facial | Regeneradora e Anti-inflamatória
top of page

Rotina de Cuidado Facial | Regeneradora e Anti-inflamatória



Bendito dia rede de amor e autocuidado!


Muitos de vocês nos pedem para preparar combos para seus momentos de autocuidado com os cosméticos presentes em nosso catálogo. Como primeiro combo preparamos uma sugestão muito gostosa, trazendo um conjunto de formulações para auxiliar na regeneração da nossa pele. Cosméticos com potencial de estimular a produção natural de colágeno, reparando desde a mais profunda camada da derme, com propriedade cicatrizante, antisséptica, calmante, emoliente e anti-inflamatória.


Uma das potências da cosmética natural é a multifuncionalidade das formulações e suas mais diversas aplicações. Ela carrega a sabedoria das plantas, em diversas apresentações farmacêuticas que carregam, o que gostamos de chamar, as suas "informações" dessa planta. De um jeito mais palpável, podemos perceber isso através das diferentes concentrações e composições de componentes químicos, por exemplo. Podem ser hidrolatos, óleos vegetais, óleos essenciais, tinturas, óleo medicado, ceras e manteigas que se unem para se somar e compartilhar suas potencias, se transformando em cremes hidratantes, géis, tônicos, sabonetes, condicionadores, shampoos, sais de banho, pomadas, e tantas outras formas farmacêuticas. Essas diferentes formas de combinar, entendendo a funcionalidade de cada ingredientes e as necessidades de nosso corpo é uma das nossas partes favoritas da cosmetologia! Entendendo quais as plantas que conversam entre si, trazendo similaridades que se fundem e complementam.


1. Primeiro passo: limpeza.

Para remover as impurezas da pele (resíduos e maquiagem), temos como sugestão sabonetes naturais feitos através do método de saponificação de óleos vegetais, manteigas e cera com extratos botânicos. Eles são suaves e gentis a pele, evitando a oclusão dos poros. Sabonetes que são biodegradáveis com apresentação em barra, reduzindo uso de embalagens plásticas e honrando a pureza das águas. A origem das matérias primas utilizadas sempre é um ponto importante, buscando majoritariamente insumos orgânicos e de manejo agroecológico.


>> Sabonete Gentileza gera Gentileza

Saboaria artesanal, natural e vegana🌱

Sabonete que cuida da gente, cuidando da natureza.

Com espuma cremosa, é um sabonete com propriedades calmante, regeneradora, anti-inflamatório e nutritivas. Pode ser utilizado no corpo e rosto, sendo mais indicado a peles sensíveis e secas. Sinergia: Manteiga de cupuaçu, óleo de coco palmiste e óleo de semente de uva saponificado, água de rosas, extrato de pitanga, pó de sodalita, extrato de semente de uva e vitamina E.



2. Segundo passo: tonificação.

Um passo que complementa a limpeza, removendo células mortas e ainda auxiliando a restaurar o pH da pele, trazendo suavidade e vitalidade. O tônico prepara a pele para receber a hidratação melhorando também a micro-circulação.


>> Hidrolato de Pimenta Rosa

A Pimenta Rosa ou Aroeira (chinus terbinthifolius) é uma árvore nativa da América do Sul, de porte médio, pode chegar até 15 metros de altura.Ocorrendo principalmente na região litorânea, possui frutos avermelhados, utilizados na culinária e muito apreciados por pássaros. Seu Hidrolato é extraído dos frutos e folhas, conhecido por suas propriedades anti-inflamatório, cicatrizante e antioxidante, podendo ser utilizado em formulações para a pele. Possui ação antifúngica, por isso é muito indicada contra micoses e candidíase (uso local), sendo um grande aliado para os cuidados íntimos. Nos aspectos emocionais e vibracionais, é um hidrolato que purifica e protege pessoas e ambientes. Promove ampla e profunda liberação emocional, reduzindo medo, tensão, triste e raiva. Vem trazer movimento, incentivando mudanças de forma leve e descontraída.



3. Terceiro passo: hidratação.

Um passo essencial na rotina de autocuidado da pele para a manter bonita, macia e saudável. Seja no inverno, primavera, outono ou no verão, a nossa pele sempre precisa de cuidados para se manter hidratada. Quando a pele está hidratada, além dos benefícios estéticos de ficar mais macia e bonita, ela também consegue exercer melhor suas diversas funções, ficando mais protegida contra as agressões externas do dia a dia (como poluição, água muito quente ou muito fria) que podem facilmente levar a problemas de ressecamento, sensibilidade e a dermatite. Nossa proposta e que você prepare, com nosso creme neutro, um creme com ativos regeneradores e anti-inflamatórios, colocando também sua energia e sua intenção nesse feitio que cuidará com todo carinho da sua pele. Para somar nessa emulsão que sera uma base carreadora para os ativos, temos o óleo resina de copaíba e oleo essencial de lavandim. Deixa um aroma delicioso, refrescante e floral. Sugestão de Fórmula: 35ml de Creme Neutro, 12 gotas de Óleo de Copaíba e 3 gotas de Óleo Essencila de Lavandim.


>> Creme Neutro

Um creme hidratante natural feito com óleos vegetais para nutrir e cuidar da pele. Uma base neutra para contemplar nossa linha Aromaterapeutica, onde voce pode utilizar como base carreadora para vivenciar os óleos essenciais. É indicado também para peles sensiveis e crianças, sendo gentil e suave. Composição: Água solarizada, extrato de aloe vera, óleo de castanha, óleo de abacate, cera de coco, glicerina vegetal, vitamina E e nipaguard. Sugestão de uso: Para crianças e pessoas com peles sensíveis, aplicar puro na pele. Pode ser utilizado também como base para dispersar os óleos essenciais. Atentem-se as recomendações de diluição para casa uso desejado!


>> Óleo resina de copaíba

Uma resina liquida que brota de furos no tronco da copaifeira. Cada árvore pode produzir cerca de 2litros de resina a cada 3 anos. Seu uso deve ser feito com responsabilidade, por isso é tão importante conhecer a procedencia do óleo resina. Contamos com fornecedores que trabalham com o extrativismo sustentável, oferecendo o óleo resina de copaíba 100%puro e orgânico. Na medicina popular é utilizado no tratamento de diversas enfermidades, devido a ação anti-inflamatória, gastroprotetora, analgésica e antitumoral. Trata fungos na pele e unhas. Para o cabelo, traz viço, controla a oleosidade, trata caspa e irritações no couro cabeludo. Pode ser adicionado em cremes, shampoos e sabonetes líquidos. Sugestão de uso: Cicatrizante, Indicado para o pós-operatório, pois reduz edemas, inchaços e hematomas. Também trata acne, psoríase, eczema, ulcerações cutâneas, pele rachada e sensível. Antibiótico, antioxidante, anti-inflamatório e expectorante para casos de bronquite e asma. Fungicida, trata herpes, furúnculos e fungos na pele e unha. Também é antiviral, imune estimulante, clareador de manchas, diurético e analgésico.


>> Óleo Essencial de Lavandim

Lavandin é uma planta hibrida natural da Lavanda Fina (lavandula angustifolia) com a Lavanda Spike (lavandula latifolia). Os Lavandins Supér e Grosso são seleções de variedades da mesma planta, que ocorrem na natureza.Os Lavandins possuem propriedades físicas similares, devido às composições químicas muito parecidas. O Óleo Essencial de Lavandim é estimulante do sistema respiratório, calmante das emoções e da mente. O lavandin possui menos linalol e mais cânfora que as lavandas tendo assim um aroma mais refrescante, com notas florais no fundo. Um óleo essencial que pode ser utilizado no ambiente para promover uma atmosfera relaxante, que vem lavar e purificar o corpo&alma trazendo clareza e vitalidade. Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatória, expectorante, antisséptica, antioxidante, regeneradora e calmante. Nos auxilia a simplificar situações que geram confusão e angústia. Incentiva a clareza e tolerância. Dissolve rigidez mental e indecisões. Alivia dores de cabeça, dores musculares e articulares.


Precauções: Contraindicado para hipertensos, epiléticos, gestantes, lactantes, crianças com até 3 anos. Atenção: Os óleos essenciais são extratos puros das plantas, muito concentrados. A superdosagem pode causar dermatites e intoxicação. Na dúvida, siga a orientação de um aromaterapeuta. Uso facial recomendado: 0,5%.



4. Quarto passo: nutrição região dos olhos.

A pele humana é composta de aproximadamente 70% de água. A derme, que concentra a maior parte da água da pele, tem substâncias como glicosaminoglicanas e proteínas que ajudam a reter a água. O sebo cutâneo forma um filme protetor que cobre a superfície da pele chamado manto hidrolipídico,que protege contra a desidratação cutânea.Nutrir a pele significa manter e devolver os seus nutrientes vitais necessários aos processos metabólicos , mantendo o equilíbrio funcional e prevenindo o envelhecimento. A pele desnutrida torna-se áspera, opaca, sem vida, flácida . A nutrição depende da hidratação, ambas caminham juntas, pois a água faz parte de todos os processos metabólicos das células. Apresentamos duas opções de apresentação farmacêutica de cosméticos que cumprem essa função nesse kit: Bendito Óleo Ou Bálsamo natural. O primeiro contém óleos vegetais e óleos essenciais na formulação, sendo mais leve e fluido. Já o Bálsamo contém cera de carnaúba, manteigas, óleos vegetais e óleos essenciais, com apresentação mais densa e nutrição mais intensa.


>> Bendito óleo

Uma sinergia de óleos vegetais que nutre a pele, trazendo maciez, elasticidade e proteção. Possui propriedades anti-inflamatórias, calmantes e regeneradoras, podendo ser aplicado em todo rosto. Sua embalagem roll on é prática para regiões sensíveis como embaixo dos óleos, trazendo firmeza e vitalidade ao tecido, e você pode ir regulando a pressão pela mão. Composição: óleo de semente de maracujá, óleo vegetal de rosa mosqueta, óleo vegetal de buriti, óleo vegetal de jojoba, óleo resina de copaíba, óleo de pracaxi, óleo essencial de lavanda francesa e vitamina E. Sugestão de uso: Embalagem de vidro roll on que promove uma massagem gentil que agrega ainda mais a experiencia de vivenciar o bendito oleo. Aplique em movimentos suaves em toda face, sendo ótimo para região dos óleos, auxiliando a traz firmeza e cuidar da região.

>> Bálsamo sagrada pele

O Bálsamo Natural Sagrada Pele é rico em compostos bioativos, feito com manteigas vegetais, cera vegetal, óleos essenciais e óleos amazonicos organicos que nutrem e cuidam da pele. Sua sinergia é suave, com aroma floral da palmarosa e suas propriedades regeneradoras e cicatrizantes. Forma uma película protetora sobre a pele, sem obstruir os poros, sendo ótima a peles secas e mistas. Ele estimula a produção natural de ácido hialurônico que ajuda a manter a sustentação e a hidratação da pele, mantendo a pele revitalizada. O Bálsamo Sagrada Pele te que proporciona um toque agradável, maciez, suavidade e nutrição à pele, auxiliando com manchas, peles sensíveis e ressecadas, como também desvitalizadas e inflamadas. Sugestão de uso: Pode aplicar após o seu hidratante com a mão limpa, pegando uma pequena quantidade e aplicando sob a face em movimentos suaves. Composição: Óleo de semente de uva, manteiga de ucuuba, manteiga de cupuaçu, manteiga de tucumã, extrato oleoso de breu branco, cera de carnaúba, óleo essencial de palmarosa e vitamina E.



5. Cuidados especiais: máscara argila roxa.

A Geoterapia é um tipo de tratamento natural, terapêutico ou estético, que usa elementos da natureza para a saúde e bem-estar do homem. Entre estes elementos está a Argila, que é composta por partículas extremamente pequenas de silicato de alumínio minimizado, além de diversos oligoelementos *, destacando entre os minerais encontrados, o silício – segundo elemento mais abundante na natureza. A geoterapia (geo=argila; terapia=tratamento) tem ampla aplicabilidade. Ela pode ser utilizada como um processo terapêutico único ou isolado, ou como um complemento terapêutico valioso para determinados quadros de saúde que se utilizam da alopática a homeopatia, apresentando em todos os casos eficácia nos resultados ou efeitos paliativos. Importante ressaltar que essa prática não se limita apenas a melhora no estado físico, e sim ao estado emocional e também energético. Consiste em uma prática milenar onde usufruímos de recursos da natureza, possuindo histórico no Egito, China e Índia. As máscaras de argilas possibilitam unir os benefícios da geoterapia e aromaterapia, proporcionando um momento de bem-estar e atenção plena, tratando da nossa pele com insumos completamente naturais que proporcionam muitas vantagens para quem os utiliza na rotina de autocuidado. As argilas ajudam a eliminar as toxinas e impurezas, por isso proporcionam a desintoxicação da pele. Além disso, elas removem a oleosidade, deixam a pele macia e proporcionam um momento muito relaxante.


>> Máscara Argila Roxa

A argila roxa é conhecida por ser rica em magnésio, mineral que ajuda na formação de colágeno. É uma argila refrescante, calmante e tem ação rejuvenescedora, anti-inflamatória e revitalizante. Roxo é a cor da transcendência, individualidade e transformação. Sinergia: Água solarizada, óleo de maracuja, manteiga de cupuaçu, cera de coco, argila roxa, hidrolato de palmarosa, hidrolato de pimenta rosa, hidrolato de lótus, óleo essencial de palmarosa, vitamina E e nipaguard. Nossos hidrolatos são preparados por destilação própria de ervas medicinais cultivadas por nós ou em parceria com agricultores que cultivem através de principios agroecológicos. Uma máscara de argila pronta para uso com uma sinergia pensada para promover saúde a nossa pele, repondo minerais essenciais e trazendo propriedades medicinais e terapeuticas das plantas.


Benefícios:

  • Regeneradora

  • Cicatrizante

  • Estimula a produção de colágeno da pele

  • Calmante

  • Auxilia a uniformizar o tom da pele, sendo aliada em tratamento de manchas

Sugestão de uso: Aplicar na face 1x na semana. Higienize bem o rosto e aplique sob a pele uma camada de mais ou menos 0,5cm. Para uso facial, é indicado que permaneça até 25minutos com a argila e depois remova com água. Aproveite esse tempo para cuidar de você, se entregando carinho e aconchego. Quem sabe aproveitar para ler aquele livro que você gosta, acender uma vela ou incenso? Você cria seu próprio ritual de autocuidado! Depois de lavar e remover a argila, aplique seu tônico e hidratante para finalizar.





Por que escolher utilizar cosméticos naturais?


O uso de cosméticos data de culturas muito antigas, acompanhando a humanidade há milhares de anos. Foram encontrados indícios de unguentos preparados desde o período neolítico, tendo registros que confirmam o uso de cosméticos em gravuras, pinturas e até tumbas egípcias - cultura que é reconhecida por desenvolver a arte do cuidado corporal tendo relatos de uso de resinas, OE e óleos vegetais.


Nos primórdios de nossos hábitos, eram produzidos com matérias primas naturais e existiam rituais que relacionavam asseio corporal com pureza espiritual. Ao longo da história, a concepção de cosméticos mudou, tendo variações na maneira de consumir esses produtos ou propósito de uso, mas seguem presentes em nossas vidas. De forma geral, cosméticos são substâncias destinadas a estarem em contato com o corpo humano a fim de proteger, higienizar, alterar ou acrescentar odores e cores, podendo ser naturais ou sintéticos.


Hoje percebemos que a maior parte dos ingredientes que compõem os cosméticos convencionais são sintéticos, derivados do petróleo, que acabam por ser tóxicos à nossa saúde e ao meio ambiente, além da possibilidade de ter passado por testes em animais! ⚠️Podem ser eles: corantes artificiais, conservantes nocivos, fragrâncias sintéticas, derivados de petróleo, uso de matéria prima de origem animal (ex: queratina- presente nas jubas, penas e chifres de diferentes animais), formaldeídos, ftalatos, tolueno... ⚠️a lista é enorme‼


O mundo dos cosméticos merece uma atenção a seus impactos, afinal quando tomamos banho, o que não volatilizou ou foi absorvido por nossa corpo vai, literalmente, por água abaixo! Contaminando rios, lagos e mares com substâncias químicas nocivas para o equilíbrio ecossistêmico. E, uma informação ainda mais chocante, essas substâncias ficam na água(não são biodegradáveis).


Uma das potencias da cosmética natural é a multifuncionadade das formulações e suas mais diversas aplicações. Ela carrega a sabedoria das plantas, em diversas apresentações que as carregam as informações da planta em forma de componentes químicos e sua vibração. Podem ser hidrolatos, óleos vegetais, óleos essenciais, tinturas, óleo medicado, ceras e manteigas que se unem para se somar e compartilhar suas potencias, se transformando em cremes hidratantes, géis, tonicos, sabonetes, condicionadores, shampoos, sais de banho, pomadas, e tantas outras. Essas diferentes formas de combinar, entendendo a funcionalidade de cada ingredientes e as necessidades de nosso corpo é uma das nossas partes favoritas! Entendendo quais as plantas que conversam entre si, trazendo similaridades que se fundem e complementam.


Autocuidado não é algo individual, mas coletivo. Cuidar de mim é cuidar de todos. Cuidar da terra é cuidar de mim. Somos todos um.🌻


Autocuidado é preservar a vida que habita em nós. É olhar para si e fazer o exercício de se ouvir. Não existe listinha mágica e um passo a passo fixo. É mutável, varia de pessoa a pessoa. A melhor alternativa é aquela que mais se adapta ao seu estilo de vida e às suas necessidades.


É cultivar a auto observação, se sentir e identificar suas emoções. Sinto que os cosméticos naturais são uma das ferramentas que auxiliam na jornada do autoconhecimento, nos convidando a parar um momento para um carinho com os beneficios do reino vegetal e reino mineral.  Trazendo rituais cotidianos de contemplação a nos mesmos, aceitando e acolhendo quem somos, nossas marcas, manchas, acne, rugas, sinais e outras características que nos fazem únicas.


"Autocuidado não é so sobre skin care, mas pode ser tambem". Tá tudo bem ser imperfeita, é o que nos torna humanas. Skin care não é sobre ter pele perfeita, é sobre cuidar e amar a pele. E isso é um processo que vamos construindo na jornada. Não, não é fácil mas sinto que os benefícios terapêuticos dos cosméticos naturais que carregam a potência da natureza auxiliam muito nessa jornada. Nos ensinando sobre acolhimento, doação, abundância e amor incondicional.


"A perfeição da natureza  está na certeza de se saber imperfeita.

Sejamos mais natureza.

Sejamos capazes de acolher nossos medos e nossos erros.

Sejamos todos os dias naturalmente imperfeito."

@casacurupira


Por isso reforço que não existe pele "perfeita". A pele é o maior órgão do nosso corpo e reflete nossas emoções, alimentação e tudo que acontece com a gente.  A pele não é, ela está. As crises fazem parte do processo e se autoconhecer também. Nossa beleza não cabe em nenhum padrão. Tudo que é incrível, é diferente e você é única! Nosso foco é despertar a força natural que habita dentro de você e te empondera.


Essa é a nossa reflexão hoje sobre autocuidado e o universo do skin care, que também é flexível e pode variar.


Viemos ao mundo em um só corpo e devemos a ele estar atenta. Não posso mudar o outro, a mudança começa em nós mesmos.


Vamos trocar e ampliar nossas perspectivas. Nos conta aqui, qual a sua?🌱




bottom of page