932570294937911 Farmacinha caseira natural com Vegalótus
top of page

Farmacinha caseira natural com Vegalótus



A tradição de utilizar plantas medicinais no cuidado com o corpo acompanha o ser humano desde o inicio dos tempos. Encontramos na natureza uma abundâncias de compostos químicos que interagem com nosso organismo promovendo diversos benefícios a nossa saúde, auxiliando a preservar e restaurar o equilíbrio do corpo. Esse conhecimento pode nos auxiliar a gerar autonomia no cuidado com a saúde, tendo algumas plantas aliadas em casa em nosso kit de primeiros socorros! Uma forma natural e eficiente para acalentar as dores no corpo, estados gripais e/ou machucados, por exemplo.


Cuidar de si nos convida a aprender as linguagens do nosso corpo, quais as necessidades que ele expressa através de sinais sutis (dependendo do tempo que não atendemos podem ser intensar também né? kk). Para isso, é preciso intimidade consigo mesmo para saber perceber quando não está tudo bem, onde podemos melhorar e como podemos auxiliar a restaurar o equilíbrio do corpo. Esse corpo que falamos é o corpo físico, mas tem o corpo emocional e o corpo vibracional. Todos interligados e interdependentes, um influenciando o outro em um fluxo dinâmico. É preciso que a gente perceba esses aspectos sobre nós para entendermos quando estamos com dor de cabeça devido a um estresse intenso ou uma reação alérgica por um alimento.


A medicina integrativa propõem essa união, reconhecendo que problemas emocionais e mentais podem gerar doenças físicas. Percebe-se que o fluxo ocorre ao contrário também, onde desequilíbrios físicos podem gerar doenças mentais, como a síndrome do intestino irritável que pode desencadear depressão e ansiedade. É uma medicina que usufrui de métodos convencionais e alternativos, propondo olhar o ser humano de forma integral com corpo físico, emocional e vibracional. Os tratamentos realizados na medicina integrativa podem ser feitos usando medicamentos tradicionais(como farmácos) e, em alguns casos, cirurgia, mas também práticas como yoga, aromaterapia, massagens, fitoterapia, homeopatia, meditação, acompanhamento psicológico, entre outros. A semelhança na aplicação de ambos métodos é na medicina integrativa paciente é visto como um interagente, onde ele não mais é passivo do seu processo de cura mas se torna ativo em todo caminho. A proposta é cada vez mais gerar autonomia para a melhora da qualidade de vida e bem-estar do interagente.


Para auxiliar nesse caminho, trouxemos alguns ecoprodutos que compõem a linha de cosméticos naturais e veganos da Vegalótus e carregam a sabedoria das plantas medicinais para o cuidado com nosso corpo e podem compor, o que gostamos de chamar, a nossa Farmácia Caseira Natural. Aqueles cosméticos especiais que vem auxiliar quando precisamos de uma força para nosso sistema imunológico, quando temos inflamações na pele, nos sentimos ansiosos ou possuímos alguma dor muscular, por exemplo. A maravilha desses feitios é que são multifuncionais, contemplando diversas necessidades do nosso corpo.


Se conhecer é transformador e nosso maior poder. A Farmácia Caseira Natural tem como proposito cultivarmos práticas de autocuidado que nos empoderem de (auto)conhecimento e estimulem a autonomia sobre nossos corpos!



  • Óleo de copaíba

Uma resina liquida que brota de furos no tronco da copaifeira. Cada árvore pode produzir cerca de 2litros de resina a cada 3 anos. Seu uso deve ser feito com responsabilidade, por isso é tão importante conhecer a procedencia do óleo resina. Contamos com fornecedores que trabalham com o extrativismo sustentável, oferecendo o óleo resina de copaíba 100%puro e organico.
 
Na medicina popular é utilizado no tratamento de diversas efermidades, devido a ação anti-inflamatória, gastroprotetora, analgésica e antitumoral. Trata fungos na pele e unhas. Para o cabelo, traz viço, controla a oleosidade, trata caspa e irritações no couro cabeludo. Pode ser adicionado em cremes, shampoos e sabonetes liquidos. 
 
Sugestão de uso: Cicatrizante, Indicado para o pós-operatório, pois reduz edemas, inchaços e hematomas. Também trata acne, psoríase, eczema, ulcerações cutâneas, pele rachada e sensível. Antibiótico, antioxidante, anti-inflamatório e expectorante para casos de bronquite e asma. Fungicida, trata herpes, furúnculos e fungos na pele e unha. Também é antiviral, imunoestimulante, clareador de manchas, diurético e analgésico.
 

Garanta o seu aqui! 

  • Pomada regeneradora

Pomada regeneradora  feita com manteigas vegetais, óleos vegetais e óleos essenciais pensados para participar da nossa farmacia caseira para cuidado com a pele.
 
Uma pomada multifuncional indicada para queimaduras, picadas, ferimentos, contusões, inflamações, micoses e herpes. 
 
 
Sua formulação contempla o maravilhoso óleo resina de copaíba e o óleo essencial de copaíba que falamos acima um pouco de suas propriedades. Além dele, ela traz os seguintes ingredientes:
 
Manteiga de Bacuri: O bacuri é natural do Estado do Pará e as maiores concentrações são encontrados nas regiões do Salgado, Bragantina e Ilha Marajó. Esta árvore pode alcançar 25 m de altura e 1,5 m de diâmetro. A manteiga  é extraída por prensagem das sementes do fruto e possui rápida absorção na pele com alto potencial umectante.  As aplicações deste óleo à nível fitoterápico é popularmente difundida no Marajó como sendo um remédio eficaz contra picadas de aranhas, cobras, e no tratamento de problemas de pele e contra dor de ouvido além de ser considerado um remédio miraculoso contra reumatismos e artrites. Vem trazer suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes a nossa pomada, deixando um tom levemente dourada na pele. 
 
Cera de carnaúba: A cera de carnaúba é uma cera das folhas da palmeira Copernicia prunifera, uma planta nativa do Brasil, responsável por ser doadora de consistencia da nossa pomada. Forma um filme protetor que retêm a umidade e protege a pele.
 
Óleo de coco: um óleo muito conhecido por sua multifuncionalidade, doando elasticidade a pele. Traz suas propriedades antimicrobianas,antioxidantes e anti-inflamatórias para cuidar da nossa pele.
 
Óleo essencial de lavanda francesa: ‘Lavanda’ vem da palavra lavare, que significa lavar, limpar. Um excelente antissépticoe cicatrizante natural, auxilia a limpar e curar feridas, indicado para regenerar a pele, micose, combate dermatites, furúnculos, pé de atleta, alergias, eczemas. Por ser cicatrizante também trata queimaduras(até solar), estrias e queloides. Analgésico, é muito usado para amenizar dores de cabeça, enxaqueca, sinusite, asma, dores musculares, dores reumáticas. Ameniza assaduras e reações a picadas de insetos. Promove equilibrio fisico e emocional, sendo conhecido como óleo essencial emergencial, auxiliando em diversos processos do corpo. 
 
Vitamina E:As propriedades antioxidantes da vitamina E protegem seu corpo contra os danos dos radicais livres. A vitamina E ajuda a impulsionar o sistema imunológico, o que lhe permite combater infecções bacterianas e virais.
 
Sangue de dragão: uma resina vermelha vindo do tronco de uma árvore conhecida desde a antiguidade por suas diversas propriedades medicinais. Os principais componentes químicos do Sangue de Dragão são flavonóides, fenóis, esteróides e terpenóides que trazer propriedades cicatrizante, bactericida e anti-inflamatória.
 
Manteigas, óleos e ceras vegetais amazonicas extraidas de forma sustentável para cuidar da sua saúde, cuidando da natureza.

Garanta a sua aqui! 

  • Óleo essencial de eucalipto globulus

O Óleo essencial de eucalipto globulus é um óleo essencial refrescante com aroma mentolado, conhecido como tônico respiratório. Rico em 1,8-cineol é um poderoso óleo de limpeza, com propriedades analgésicas, expectorantes, desodorante, diurético, antiviral e anti-inflamatória. Aliado para sinusite, bronquite, piolho, feridas, torções, cistite, dor de cabeça, repelente e dores no corpo, promovendo uma soltura. Um óleo essencial de limpeza, dissolvendo amarras, promovendo desapego e a transformação. Traz muito foco, raciocínio logico e discernimento. Poderoso também como imunoestimulante, antisséptico e antimicrobiano. Ótimo para purificar ambientes, limpando ambiente físico e emocional.
 
Precauções: Contraindicado para gestante, lactantes e criança abaixo de 6 anos.
 
Sugestão de uso: Os principais métodos usados em aromaterapia são: a inalação e a aplicação tópica.

>> Difusão Aérea/Inalação: difusor elétrico de tomada, difusor a vapor, difusor pessoal, difusor a vela, aromatizador e perfumes, por exemplo.

😌Quando inalados, as partículas voláteis entram em nossos canais olfativos, acessando sensores e diversas regiões cerebrais, entre elas o sistema límbico, centro responsável pela memória olfativa e pelas emoções.

>> Aplicação tópica: Contempla o uso de óleos essenciais em cremes, óleos vegetais, shampoo, sabonetes e outros cosméticos.

🌼Sobre a pele, esse manto que protege nosso corpo, são absorvidos pela epiderme e gradualmente liberados para a derme. Na derme são levados pela corrente sanguinea a diversas regiões do corpo atuando de formas específicas conforme a propriedade do óleo essencial. Atentem-se as recomendações de diluição dos óleos essenciais para obter apenas benefícios medicinais e terapêuticas. Lembrem-se:a diferença entre o veneno e o remédio, está na dose(Paracelso).
 

Garanta o seu aqui!
 

  • Pomada de arnica&erva baleeira

Uma pomada feita para dores, um acalanto ao corpo. 

Auxilia em processos inflamatórios e de dores musculares graças sua composição, possuindo propriedades analgésicas. Indicado para aliviar baques, luxações, artrite e reumatismo, atuando também como calmante na pele.
 
Sua formulação contempla o Óleo essencial de eucalipto globulus e os seguintes ingredientes:
 
Óleo de andiroba:A andiroba é uma árvore de grande porte, nativa da Amazônia e que pode chegar a ter 30 metros de altura. É a partir dessas sementes que o óleo é extraído. Por utilizar as sementes que caem das árvores, o método de extração é totalmente sustentável, pois não prejudica a planta. Contém taninos e ácidos graxos que possuem propriedades terapêuticas, como ácido palmítico, ácido mirístico e ácidos oleico e linoleico, mais conhecidos como ômega 9 e ômega 6, respectivamente.  Possui propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias, cicatrizantes e inseticidas. 
 
Cera de carnaúba:A cera de carnaúba é uma cera das folhas da palmeira Copernicia prunifera, uma planta nativa do Brasil, responsável por ser doadora de consistencia da nossa pomada. Forma um filme protetor que retêm a umidade e protege a pele.
 
Manteiga de ucuuba: Árvore nativa da várzea de toda a região amazônica estendendo sua ocorrência até o Maranhão e Pernambuco. O nome da arvore significa na língua indígena UCU (graxa) e YBA (árvore). Na medicina caseira, principalmente, é aplicado com sucesso no tratamento de reumatismo, artrite, cólicas, aftas e hemorróidas. Possui tem ação anti-inflamatória, cicatrizante, revitalizante e anti-séptica.
 
Óleo medicado de bardana: Bardana é cicatrizante, antibacteriana e anti-inflamatória. Assim, pode auxiliar no tratamento de eczemas, seborréia, acne e demais condições de pele, garantindo um aspecto mais saudável.
 
Óleo medicado de Arnica: Arnica é o nome popular da espécie vegetal de nome científico Arnica montana, uma planta originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina alternativa para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.  É indicada para dores musculares, hematomas, contusões, dor nas articulações e inchaço e inflamação.
 
Óleo medicado de Erva Baleeira: planta nativa da Mata Atlântica brasileira, a erva baleeira apresente muitas propriedades  e a ação anti-inflamatória é o que a torna uma planta medicinal muito especial. É indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral.Além de ser um excelente antisséptico, a planta é analgésica e cicatrizante, podendo ser aplicada em feridas e machucados, pois alivia a dor, limpa o local e promove a cicatrização de forma rápida.
 
Vitamina E:As propriedades antioxidantes da vitamina E protegem seu corpo contra os danos dos radicais livres. A vitamina E ajuda a impulsionar o sistema imunológico, o que lhe permite combater infecções bacterianas e virais.
 
Uma pomada natural para acalentar as dores do corpo com a sabedoria das plantas medicinais. Perfeita para contemplar nossa farmácia natural caseira!                                                                                                                        
Garanta a sua aqui! 

  • Spray Melaleuca&Eucalipto Globulus

Inspirados nos benefícios da Aromaterapia, nascem os Spray Terapêuticos feitos com propósito de vivenciar as plantas medicinais de forma gostosa e prática em nosso dia a dia, dispersando as moléculas aromáticas para energizar, perfumar e equilibrar o ambiente, objetos e nosso corpo.

Sinergias de extratos botânicos e óleos essenciais que unem suas vibrações para promover sensações, nos convidando a sintonizar em sua frequência e aprender um pouco com sua sabedoria.
 
Melaleuca & Eucalipto > Para trazer proteção às nossas vidas, essa sinergia contempla plantas que possuem propriedades imunoestimulante, expectorante e purificante. Um convite para limpeza, seja do nosso ambiente com ação antisséptica, antiviral e bactericida, seja do nosso corpo&alma, dissolvendo pensamentos obsessivos e promovendo clareza. Energiza, purifica e convida a transformação em nossas vidas.
 
Sugestão de uso: Nossos Sprays Terapeuticos são grandes aliados para vivenciarmos a sabedoria das plantas medicinais e aromáticas em nosso dia a dia. Práticos e potentes, podem ser utilizados no ambiente ou em nosso campo energético para promover bem-estar e nos sintonizar com a frequencia das plantas presentes no preparado.
 
* Contraindicado a crianças menores de 6 anos e gestantes.
 

Garanta o seu aqui! 

  • Óleo essencial de Laranja Doce

Óleo essencial de laranja doce 100%puro&orgânico.
 
Com aroma cítrico e doce, promove alegria e espontaneidade. Laranja doce trabalha nossa criança interior, estimulando criatividade e leveza. Um dos melhores óleos essenciais ansiolíticos e antidepressivos, sendo sinônimo de segurança e equilíbrio.
 
Possui propriedade analgésica suave, adstringente, hipotensora, digestiva, anti-inflamatória e relaxante muscular. Um óleo essencial que revigora, purifica ambiente e pessoas, equilibra emoções e alivia o esgotamento mental/físico.
Atente-se as recomendações para uso seguro e responsável dos óleos essenciais.

Garanta o seu aqui! 

  • Hidrolato de erva baleeira

Os hidrolatos são águas aromáticas multifuncionais e possuem benefícios terapêuticos e medicinais da erva de origem.
 
A erva baleeira é uma planta nativa da Mata Atlantica brasileira, conhecida como uma PANC (planta alimenticia não convencional) com diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, é muito usada por pessoas com artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo. Por essa propriedade, é uma aliada a saúde da pele também, sendo indicada a peles sensíveis, oleosas e acneicas.
 
A planta é nativa da Mata Atlântica, faz parte da família Boraginaceae e seu nome científico é Cordia verbenacea. É um arbusto ereto, perene, muito ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos pendentes e hastes revestidas por casca fibrosa, com altura de 1,5 a 2,5 metros em média.


Garanta o seu aqui!
 

  • Hidrolato de Pimenta rosa

A Pimenta Rosa ou Aroeira (chinus terbinthifolius)  é uma árvore nativa da América do Sul, de porte médio, pode chegar até 15 metros de altura. Ocorrendo principalmente na região litorânea, possui frutos avermelhados, utilizados na culinária e muito apreciados por pássaros.
 
Seu Hidrolato é extraído dos frutos e folhas, conhecido por suas propriedades anti-inflamatório, cicatrizante e antioxidante, podendo ser utilizado em formulações para a pele.
Possui ação antifúngica, por isso é muito indicada contra micoses e candidíase (uso local), sendo um grande aliado para os cuidados íntimos. Banhos de assento com o hidrolato de pimenta rosa são grandes aliados para a nossa saúde intima, podendo acompanhar nossos rituais de autocuidado mensais. Para o preparo, adicione 20ml em 3litros de água e desfrute de um momento de instrospecção e purificação. 
 
Nos aspectos emocionais e vibracionais, é um hidrolato que purifica e protege pessoas e ambientes. Promove ampla e profunda liberação emocional, reduzindo medo, tensão, triste e raiva. Vem trazer movimento, incentivando mudanças de forma leve e descontraída.
 
 
 Garanta o seu aqui! 

  • Hidrolato de Carqueja

A Baccharis trimera é uma espécie de Baccharis conhecida popularmente como carqueja ou carqueja-amargosa. A carqueja é uma erva espontânea em terrenos baldios e pastos, sendo muito utilizada como planta medicinal, na forma de chás ou infusões. É nativa do sul e sudeste do Brasil e seu hidrolato é extraído através da destilaçao a vapor da parte aerea da planta.
 
O Hidrolato de Carqueja é purificador do organismo, auxiliando no processo digestivo tanto físico quanto emocional. Ótimo para quando estamos nos sentindo travados, com uma má digestão por algum alimento ou situação que nos deixa ansiosos e preocupados. Ele vem alinhar nosso querer, sentir e pensar, trazendo vitalitade, paciência e leveza.  Possui propriedades antissépticas, anti-inflamatória e antifúngico. Pode ser aplicado em machucados, cortes e inflamações.

Garanta o seu aqui! 

As sugestões de uso dos hidrolatos são diversas e separamos algumas aqui para compartilhar com vocês:

•Como perfume natural: trazem aromas naturais podendo ser pulverizados sobre o corpo, cabelo ou para o ambiente.

•Para o banho: despeje um pouco de hidrolato na banheira com água morna. Pode também adicionar em uma jarra e ir vertendo sobre o corpo!

•Na massagem aromática: podem ser utilizados em massagens para melhorar a circulação sanguínea, promover relaxamento muscular ou motivação. Podem ser aplicados puros sobre a pele ou associados a um óleo vegetal.

•Com tônico facial: são excelentes tônicos podendo ser utilizados, sobre a pele limpa, antes de dormir ou para recuperar o frescor da pele!

• Como limpeza facial: Umedeça seu ecodisco com o hidrolato e limpe a pele com movimentos circulares.

• Como tônico capilar: são ótimos para saúde do cabelo também. Pulverize sobre o cabelo limpo e massageie o couro cabeludo. Não precisa enxaguar.

• Como máscaras: eles também ajudam a preparar máscaras de argila e podem ser utilizados como meio fluido.

• No ambiente: podem ser usados como aromatizador de ambientes com objetivo de limpeza e purificação do ar ou da energia, por exemplo. Você pode borrifar no ambiente ou utilizar no difusor. Podem também ser usados na cama, estofados, saunas e nas roupas!
 


Nosso intuito é trazer as multifuncionalidade de nossos cosméticos naturais para o cuidado integral, promovendo saúde a você e ao meio ambiente. Conta pra gente, qual medicina não pode faltar no seu Kit de Primeiro Socorros? E qual você conheceu hoje e já sente que precisa muito vivenciar?


Qualquer dúvida, entra em contato com a gente que será um prazer lhe atender. Lembre-se que sempre que sentir necessidade, busque a ajuda de um profissional de saúde. Está tudo bem precisar de ajuda, viu? Esse post tem objetivo de ser informativo, abrindo novas formas (nem tão novas assim, algumas milenares) de cuidado com nosso corpo físico, mental e emocional. Seja a sua prioridade, cuide de você com carinho, amor e presença. Você merece!

13 visualizações0 comentário
bottom of page