top of page

4 Razões para você começar a utilizar Cosméticos Naturais



Bora bater um papo sobre o universo da cosmética natural?


A tendência do consumo de cosméticos naturais é muito mais que uma moda e vem crescendo a cada ano com a crescente conscientização sobre seus benefícios para saúde e ao meio ambiente. Tem incorporado diferentes valores e conceitos, atribuídos a uma sociedade que cada vez mais valoriza um estilo de vida saudável, o bem-estar e que se preocupa com as questões ambientais.


Hoje a gente queria conversar um pouco sobre as motivações que fazem a gente optar por escolher cosméticos naturais. Normalmente isso demanda uma transição, visto que a maioria de nós está acostumada com o que chamamos de cosméticos convencionais. E para toda mudança, ela vem movida de uma motivação, ou seja, algo para motivar a sua ação. Mudar demanda esforço e nos convida a sair de uma zona de conforto (nem tão confortavél...) para a gente aderir hábitos mais coerentes com nosso caminho. Para isso, precisamos refletir e analisar, e para quem está entrando nesse universo, normalmente aparece esse primeiro questionamento:

Qual a diferença entre um cosmético convencional para um cosmético natural?


A principal diferença entre um cosmético convencional e um cosmético natural é a composição dos ingredientes utilizados.


Os cosméticos convencionais geralmente contêm uma grande quantidade de ingredientes sintéticos, como conservantes químicos, corantes, fragrâncias sintéticas, emolientes, entre outros. Esses ingredientes são produzidos em laboratórios e, muitas vezes, não são encontrados na natureza. Muitos desses ingredientes têm sido associados a possíveis efeitos negativos na saúde humana e ambiental.


Por outro lado, os cosméticos naturais são formulados com ingredientes naturais e orgânicos, muitas vezes derivados de plantas e outros recursos naturais. Eles são produzidos de forma sustentável, sem o uso de produtos químicos agressivos, conservantes sintéticos, corantes artificiais, fragrâncias artificiais e outros ingredientes que possam ser prejudiciais à saúde.


Além disso, os cosméticos naturais geralmente são mais suaves e menos irritantes do que os cosméticos convencionais. Eles contêm nutrientes e vitaminas que são benéficos para a pele e o cabelo, e ajudam a mantê-los saudáveis e hidratados. Os cosméticos naturais também costumam ser produzidos em pequenas quantidades, o que ajuda a garantir a qualidade e a frescura dos ingredientes.


Existem muitas razões pelas quais alguém pode optar por usar cosméticos naturais em vez de cosméticos convencionais. Abaixo listamos aquelas que se apresentaram mais frequentes nesses 4 anos de marca entre amigas e clientes. Qual será que vibra mais forte por ai? Leia com carinho esse material preparado para você e nos conte depois, vamos adorar saber!


1.COSMÉTICOS CONVENCIONAIS SÃO TÓXICOS


Ao longo do dia, estima-se que uma pessoa use em torno de 9 cosméticos diferentes. Seja ele desodorantes, pasta dental, sabonete, shampoo, condicionador, creme hidratante, tônicos, demaquilantes, perfumes...Uma quantidade significativa de produtos químicos que entram em contato com a nossa pele e que devemos prestar mais atenção!


⚠️Os rótulos dos cosméticos e produtos de higiene nos prometem melhorias extraordinárias como clarear a pele, cabelos sedosos, dentes brancos… Mas é preciso ficar atento, a maioria dos produtos são compostos por ingredientes sintéticos nocivos a nossa saúde e do meio ambiente. Ao invés de trazer os benefícios prometidos, podem ocasionar tanto problemas a curto prazo - como irritações na pele e alergias -, como a longo prazo - como câncer e problemas no sistema nervoso central.


Auxiliadas por muitas pesquisas e meditações, fomos percebendo a incoerência que beira o absurdo no mundo da cosmética. Com o avanço da indústria de síntese, boa parte dos ingrediente dos cosméticos deixaram de ser buscados na natureza para serem produzidos em laboratórios. Muitos desses ingredientes são tóxicos a nossa saúde, gerando diversos efeitos adversos. E o que não for absorvido por nosso organismo, vai ralo abaixo, contaminando rios, lagos e mares. Ter consciência do problema é um grande passo em busca da solução.


Algumas substâncias como parabenos, sulfatos, silicones, ftalatos, corantes e fragrâncias sintéticas, amônia, polímeros, chumbo, triclosan, por exemplo, são frequentemente encontradas nas formulações de cosméticos convencionais mesmo com estudos comprovando seus malefícios a saúde. Além disso, é importante atentar que toda a cadeia de produção até o descarte é afetada. Os cosméticos naturais, por outro lado, geralmente usam ingredientes naturais e orgânicos, o que pode reduzir a exposição a produtos químicos nocivos.


Por isso, o consumo consciente se torna tão importante, pois temos o poder de ESCOLHA a partir do conhecimento dessa realidade. Se pesquisarmos no Google, encontramos diferentes artigos dos efeitos de cada uma dessas substâncias no nosso organismo e no meio ambiente.


Agora imagina só esse impacto acontecendo todos os dias, por milhares de pessoas e com essas diferentes substâncias químicas combinadas entre si nos nossos cosméticos de uso diário?



2.COSMÉTICOS NATURAIS SÃO CRUELTY-FREE


Como se não bastasse, sabia que quase todos os cosméticos vendidos em farmácias e supermercados passam por testes em animais?


Esses testes são realizados em laboratoriais em animais vivos: cachorros, gatos, ratos, macacos, coelhos, etc. Os experimentos são feitos sem anestesia, provocando morte; quando isso não acontece, o animal é executado mesmo assim. Os testes em animais envolvem expor animais a substâncias químicas e ingredientes de cosméticos para avaliar sua segurança e eficácia. No entanto, esses testes são cruéis e eticamente questionáveis, e muitas empresas de cosméticos naturais se recusam a realizá-los. Em vez disso, essas empresas utilizam métodos alternativos, como testes em tecidos humanos cultivados em laboratório ou modelos computacionais, para avaliar a segurança e eficácia de seus produtos.


Os cosméticos naturais geralmente são produzidos com ingredientes de origem vegetal e não são testados em animais, o que torna esses produtos mais éticos e sustentáveis em comparação com os cosméticos convencionais que muitas vezes utilizam ingredientes de origem animal e realizam testes em animais para garantir a segurança e eficácia dos produtos.


Para mais informações, sugerimos ver esse documentário sobre a História dos Cosméticos:



3.BIOCOMPATIBILIDADE: COSMÉTICOS NATURAIS SÃO RICOS EM ATIVOS NATURAIS


Cosméticos naturais são compostos por ingredientes que são encontrados na natureza, como plantas, óleos essenciais e extratos vegetais, enquanto os cosméticos convencionais geralmente contêm ingredientes sintéticos e químicos. Esses ingredientes naturais são mais biocompatíveis com o nosso corpo porque nossos corpos são projetados para lidar com substâncias naturais e podem reconhecer e processá-las mais facilmente.


Por outro lado, os ingredientes químicos presentes nos cosméticos convencionais podem ser mais difíceis de serem reconhecidos pelo nosso corpo, e podem causar reações adversas, como irritações na pele, alergias, sensibilidade e até mesmo danos ao meio ambiente. Além disso, muitos desses ingredientes químicos são produzidos em laboratórios e podem ter efeitos desconhecidos a longo prazo.


Os cosméticos naturais, portanto, tendem a ser mais suaves e menos propensos a causar reações negativas.


Os ingredientes utilizados na cosmética natural são ricos em nutrientes e vitaminas que podem ajudar a hidratar, nutrir e proteger a pele e os cabelos.


Algumas pessoas podem ter reações alérgicas a ingredientes comuns em cosméticos convencionais, como fragrâncias sintéticas e corantes. Os cosméticos naturais, que muitas vezes contêm menos ingredientes, podem reduzir o risco de alergias e irritações na pele.



4.UMA ESCOLHA MAIS SUSTENTÁVEL


Os cosméticos convencionais podem ser produzidos com ingredientes e processos que são prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, as embalagens frequentemente utilizadas são feitas de plástico, que é um material que demora muitos anos para se decompor. Os cosméticos naturais, por outro lado, são produzidos com ingredientes naturais e embalagens ecológicas, o que os torna uma escolha mais sustentável.


Os cosméticos naturais são mais sustentáveis do que os cosméticos convencionais por várias razões:

  1. Ingredientes naturais e orgânicos: os cosméticos naturais são formulados com ingredientes naturais e orgânicos que são cultivados sem o uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes químicos. Isso reduz a quantidade de substâncias químicas nocivas que são liberadas no meio ambiente.

  2. Menor impacto ambiental: os cosméticos naturais geralmente são produzidos em pequenas quantidades, o que significa que há menos resíduos e emissões associadas à sua produção. Além disso, muitas empresas de cosméticos naturais optam por usar embalagens ecológicas, como recipientes de vidro, papelão e materiais reciclados.

  3. Produtos biodegradáveis: os cosméticos naturais são geralmente formulados com ingredientes biodegradáveis, o que significa que eles podem ser decompostos naturalmente pelo meio ambiente. Isso reduz a quantidade de resíduos que acabam nos aterros sanitários e nos oceanos.


🌿Vivemos hoje um momento de questionamento de onde chegamos com o consumo de higiene e beleza e de resgate de conhecimentos e processos que por muito tempo eram a única opção e quase caíram no esquecimento. É um movimento relacionado com o slow beauty, a beleza que é fruto de um processo de cuidado e respeito aos tempos e momentos de cada um e cada processo.

Em geral, escolher cosméticos naturais pode ser uma opção mais saudável e consciente para a saúde da pele, do meio ambiente e dos animais.


Você sente o chamado de uma vida mais saudável e deseja conhecer mais sobre o universo da cosmética natural? Vem com a gente nesse movimento!



Nosso MANIFESTO


A Vegalótus é uma marca vegana com o propósito de incentivar uma vida mais consciente através de práticas que incentivem autocuidado e autorresponsabilidade. Acreditamos na potência das micro(r)revoluções que cultivamos no dia a dia, onde cada um de nós importa e está interconectado com o todo. Esse propósito se manifesta através da partilha de saberes e ecoprodutos que carregam consigo a missão de reduzir o uso de descartáveis - trazendo alternativas biodegradáveis e com técnicas de reaproveitamento -, a valorização da biodiversidade e a conexão com a natureza.


Com produção artesanal e humanizada, compartilhamos cosméticos veganos inspirados na inteligência da natureza que cuidam com todo carinho do nosso corpo&alma. Um convite para vivenciarmos a sabedoria das plantas medicinais que nos auxiliam a expressar nossa essência integral e promovem momentos de conexão. Cosméticos do bem que zelam pela pureza das águas, pela regeneração da Terra, preservação das florestas em pé e pela sua saúde


Através da cosmética natural, nosso propósito é resgatar a conexão com a natureza, afinal nós somos natureza, ela não está separada de nós! É preciso resgatar essa intimidade com o todo que foi sendo perdida ao longo dos anos. A melhor parte é que essa intuição e sensibilidade com o reino vegetal está dentro de cada um de nós, só precisamos nos re-lembrar.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page